Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Paródias do poema "Canção do Exílio" de Golçalves Dias


         O poema mencionado acima é um dos mais conhecidos no Brasil e quiçá no mundo. Talvez por dois motivos: é o único que teve um trecho seu incorporado a um Hino Nacional - e pelo fato do mesmo ser um dos poemas mais parodiados de todos os tempos. Seguindo esta vertente, orientei e solicitei aos meus alunos do 2ºE que parodiassem "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias (tal poema pode ser acessado através do link http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/goncalves-dias-cancao-do-exilio/). O resultado segue logo abaixo, na íntegra, para o desfrute de todos... 


Seria uma parodia da canção do exilio
(Diogo Rodrigo)

Na minha antiga cela tinha vida
Hoje não há mais
Meu dengo de cela foi solto
Por bons gestos comportamentais

O guarda é meu amigo
Da até pra conversar ,
Mas por mais que eu fale
Ele não vai me libertar

Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer encontrou lá
Em saber que se me comportar
A pena posso abrandar

Na cela ao lado tem leitores
Shh ... EU QUERO ESTUDAR
Pois só vou conseguir cela especial
Se eu me formar.


 Parodia da Canção do Exílio
(Lucas Francisco Lopes)

Minha terra tem casas
Onde eu possa morar
Tem muitas vizinhanças
Que eu possa brincar

Nosso céu tem pássaros
Nas casas tem jardim
Quero viver aqui
Ate chegar o meu fim
  

Paródia - canção do exílio
(Matheus Henrique de Almeida Ennes)

Minha terra tem muitas estrelas
E se aponta-las na escuridão
É fatal, nascerá uma berruga
Bem na ponta do dedão

E eu sozinho à noite consigo
Vislumbrar algumas palmeiras
sem perder o doce encanto
dos sabiás, minhas estrelas


 Canção do exílio (paródia)
(Brunno Henrique)

Minha terra tem escola
onde eu possa estudar.
Mas, não tem asfalto
onde eu possa andar.
Lá tem o Samuel
que gosta de pastel
- ele come sem papel -
e é amigo do Gabriel.
Lá tem o refeitório,
que por vezes
parece um velório...
Na hora de ir embora
todo mundo colabora
e eu falo para a senhora
“Opa! Já deu a hora”.

  
CANÇÃO DO EXÍLIO PARANAENSE
(Lorena Maria)

MINHA TERRA TEM ARAUCÁRIAS.
MINHA TERRA É O PARANÁ.
AS GRALHAS QUE AQUI GRALHAM,
GRALHAM COMO SABIÁS.

NOSSO CLIMA É PREDOMINANTE
COM TODAS AS ESTAÇÕES NUM SÓ DIA.
ISSO PARECE ENTEDIANTE,
MAS VIVEMOS COM ALEGRIA.

NÓS TEMOS O SOTAQUE DIFERENTE.
QUEM É DE FORA NÃO TEM DO QUE RECLAMAR.
AQUI É A TERRA DO LEITE QUENTE
AQUI É O MELHOR LUGAR.

E AS GRALHAS? CONTINUAM A GRALHAR...
NÃO TEM COMO NÃO SE APAIXONAR.
NÃO SAIO DAQUI, OH, MEU PARANÁ...
AQUI É O MEU LUGAR.


 Paródia da dança
(Larissa Ramos Pimentel)

Minha terra tem palmeiras
e muita dança vem de lá.
Rapazes com suas parceiras...
E para onde vai o Sabiá?

A melhor época é a Primavera
em que eu danço sem parar...
Gosto tanto
que danço
 até cansar,
pois para dançar
não tem hora nem lugar.

Dançar é fácil e alivia.
Dançar me deixa feliz
e me faz ver a vida
mais linda e tão pura
como flor de anis...


Paródia da gordice
(Ana Flávia Valim Otto)

Minha terra tem palmeiras
E muita comida vem de lá.
A melhor época é o Inverno
Aonde como sem parar.
É a minha época preferida,
Pois comer me faz feliz,
Me faz ver a vida colorida.
Que cheirinho bom é esse
Chegando ao meu nariz?


 Nossas vozes
(Thaynee)

Nossa terra já não tem
palmeiras nem sábias
As aves já não cantam
porque não têm onde morar.

Nossas vozes já não cantam,
muito menos encantam.
Nem aqui nem lá.
Esperamos a crise passar.

O que acaba com o homem
é não ter onde morar.
Alguns querem, mas não vão alcançar
o sonho de conseguir um lar.

O maior objetivo do sistema
é poder calar a nossa voz,
se disfarçando sob o emblema
do que é melhor para nós…

  
Minha terra
(Ketlyn Vitoria)

Minha terra tem floresta
para podermos respirar.
Cada uma tem seu brilho
e todo brilho está no ar.
Todo ar revela vida
e toda vida é para amar.

Sob o luar eu nado à noite
e mais alegria encontro lá
Minha terra tem floresta
para podermos respirar.

Essa terra tem valor
que não encontro em outro lugar
Sob o luar eu nado à noite
e mais alegria encontro lá.
Minha terra tem floresta
para podermos respirar.

Não deixem isso acabar
porque um dia irei voltar
para desfrutar dos frutos
que não encontro pra cá;
para aproveitar cada floresta,
pois lá é o meu lugar.


Nessa Rua
(Junior Cesar Dos Santos)


Minha rua não tem asfalto
Para eu poder andar.
A lama que fica ali
Ninguém gosta de pisar.
Nosso governo não ajuda...
Nossa vontade é de gritar.
Nosso bairro tem muito lixo...
Dá vontade de chorar.


Amores
(Aline Regina Alves)

Minha terra tem amores.
O povo ama sem parar.
Os amores que aqui brotam.
Não brotam como os de lá.

Meu coração tem mais amor.
Meu sentimento mais calor.
Minha vida tem mais sentido
Que carrego para onde for.

Em ficar juntos à noite
Há um tempo para amar...
Os amores que aqui brotam
Não brotam como lá.

  
DI-VERSOS
(Thaís Gabrielle)

MINHA TERRA TEM CAPIVARAS
DO JEITO QUE LÁ NÃO HÁ.
TEM PINHÃO, TEM DIVERSIDADE...
CURITIBA, CAPITAL DO PARANÁ.

MAS, AGORA MUDANDO DE ASSUNTO,
PERMITA-ME DIZER:
AMOR... ISSO É COISA DE OUTRO MUNDO.

NESSA CONSTANTE BRINCADEIRA, ESTÁ TUDO ERRADO.
UM UNIVERSO TÃO IMENSO...
E QUEM SE GOSTA, FICA SÓ OU SEPARADO.

NÃO PERMITA DEUS QUE EU FIQUE
PERDIDA NESSA DIMENSÃO.
SÃO NESSES VERSOS QUE VOU CRIANDO,
FORMANDO UMA NOVA CANÇÃO.













Nenhum comentário:

Postar um comentário